27 de abril de 2024 - 10:35

Cidades

Nuvens de fumaça 27/03/2024 21:58 G1

Nuvens de fumaça prejudicam a saúde da população dos 15 municípios de Roraima

Estado enfrenta uma combinação de seca severa - agravada pelo El Ninõ - e incêndios ilegais. A maioria em propriedades rurais. Desde o começo de 2024, Roraima já registrou quase 4 mil focos de incêndio.

No Norte do Brasil, nuvens de fumaça estão afetando a saúde da população dos 15 municípios de Roraima.

Boa Vista está encoberta por uma camada densa de fumaça. Ruas e avenidas ficaram cobertas pela fumaça. A fumaça começou em fevereiro, mas o problema foi só piorando.

 

"Está sendo horrível, porque eu tenho problema respiratório e, desde ontem, que eu não estou conseguindo respirar direito. Hoje está bem pior", conta a analista educacional Adelina Lima.

As nuvens de fumaça deixam os dias nublados, e é difícil ver o sol. Em alguns momentos, o dia vira noite. Imagens da orla de Boa Vista foram gravadas no começo da tarde.

No centro comercial, as vendas despencaram.

 

"O pessoal não sai de casa com tanta fumaça que está no meio ambiente. Está prejudicando muito”, conta o comerciante João Batista.

Roraima enfrenta uma combinação de seca severa - agravada pelo El Ninõ - e incêndios ilegais. A maioria em propriedades rurais. Desde o começo de 2024, o estado já registrou quase 4 mil focos de incêndio.

 

“O nosso grave problema é conter esses incêndios florestais, conter esses incêndios nos lavrados, que isso é importantíssimo para a nossa saúde física”, afirma Reinaldo Imbrozio, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

O monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia mostra que a qualidade do ar em Boa Vista é considerada péssima, com risco alto para a saúde.

 

"Me acordo 4h para levar as pessoas no posto médico, tudo branco, branco, branco. Até para respirar é complicado, respiração mais pesada. Quando é a noite, você não consegue dormir”, conta o mototaxista Sandierley Silva.

A Prefeitura de Boa Vista a anunciou algumas medidas para amenizar as consequências da fumaça na saúde da população. Nas escolas, as atividades ao ar livre foram suspensas e até as refeições, por exemplo, estão sendo feitas dentro da sala de aula. A prefeitura também recomendou o uso de máscara.

 

"A gente só sai na hora que precisa, porque não dá para ficar, tem que resolver os problemas da gente. Mas só que está demais, muita fumaça", afirma o aposentado João Batista.

Plantão

(65) 99288-0115