O inverno começa dia 21 de junho em todo Hemisfério Sul
Da Redação
A partir de terça-feira (15), com a circulação de ventos médios da atmosfera , irá continuar deixando o tempo instável em algumas áreas com previsão de chuva isolada por toda a faixa central do estado, principalmente em Cuiabá.
As s instabilidades começam a diminuir a partir da quarta-feira em Mato Grosso e Goiás e o tempo volta a ficar firme. O ar seco volta atuar em parte da Região Centro-oeste até a quinta-feira.
Toda a região de mato grosso estava passando por um período de estiagem, mas com uma extensa frente fria aumentou a nebulosidade e trouxe chuva nas últimas semanas, marcando um tempo instável.
O inverno no Hemisfério Sul terá início no dia 21 de junho de 2021 às 00h32 e terminará no dia 22 de setembro às 16h21 (horário de Brasília), conforme prognóstico divulgado nesta terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação é marcada pelo período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte e Nordeste, enquanto as maiores quantidades de precipitação concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul.
A estação é caracterizada também, pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam a queda acentuada das temperaturas média do ar, apresentando valores inferiores a 22ºC sobre a parte leste da regiões Sul e Sudeste do Brasil.
"Esta diminuição de temperatura, pode ocasionar: formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul; queda de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul; e episódios de friagem nos estados de Rondônia, Acre e no sul do Amazonas", informa o Inmet.
Na Região Centro-Oeste, o período seco já teve início e a tendência é de haverdiminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários quepodem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.
Desta forma, a previsãopara o inverno indica alta probabilidade de as chuvas ocorrerem dentro e abaixo dafaixa climatológica em grande parte da região, exceto no centrossul do Mato Grosso doSul, onde as chuvas deverão ser ligeiramente acima da média durante o mês desetembro.As temperaturas deverão permanecer acima da média, devido a permanênciade massasde ar seco e quente, principalmente nos meses de agosto e setembro,favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais .
Emalgumaslocalidades do leste do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso, as temperaturaspoderão ser ligeiramente abaixo de seus valores climatológicos, devido à passagem dealgumas massas de ar frio mais continentais.