20 de maio de 2019 - 16:09

PolÝtica

08/02/2019 16:30

Presidente da AL admite interesse e Ú o 3║ nome em disputa ao TCE de MT

Folhamax

Depois de anunciar o sonho de ser prefeito de Várzea Grande, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), revelou que também tem o desejo de ocupar uma vaga na cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O democrata explica que existem nomes colocados, mas podem surgir outros, insinuando que pode aparecer na disputa pela vaga. 

“Existem os nomes colocados dos deputados Guilherme Maluf, Sebastião Resende e do promotor Mauro Zaque existem já alguns deputados que estão pretendendo indicá-lo. São bons nomes e podem aparecer alguns outros”, afirma. 

 Botelho, porém, reforçou que sua prioridade é consolidar os trabalhos na Assembleia e “deixar a casa arrumada”. “Tem o desejo de ir para o Tribunal de Contas também, mas primeiro consolidar aqui dentro, conhecer melhor os deputados”, destaca. 

Botelho explicou que aguarda a comunicação oficial do STF sobre o “destravamento” da vaga que pertencia a Humberto Bosaipo para dar sequência aos ritos internos para escolha do novo conselheiro. Entre os trâmites a serem seguidos, a Comissão de Constituição e Justiça deve fazer uma espécie da varredura do candidato a fim de saber se ele tem bons precedentes para se tornar um conselheiro. 

“Primeiro teremos que ser comunicados oficialmente. Ainda não fomos. Nós temos um rito para fazer aqui dentro, como passar pela Comissão de Constituição e Justiça para analisar os documentos, fazer uma análise da vida da pessoa, para que o colégio de líderes e o plenário possam decidir isso com maior tranquilidade, sabendo que está escolhendo uma pessoa que tem capacidade de estar lá. Este é um rito que nós estamos criando aqui, e que na terça deve ser concluído e publicado”. 

A vaga para conselheiro do TCE estava disponível desde 2014, após renúncia do ex-conselheiro Humberto Bosaipo, mas foi travada por uma liminar do STF a pedido da Audicon (Associação dos Auditores de Contas). Na última semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, destravou a pauta e liberou que a Assembleia Legislativa indique o novo conselheiro.

Até o momento, se colocaram como postulantes à indicação os deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Sebastião Rezende (PSC). 


Copyright  - MT HOJE  - Todos os direitos reservados