O mês de janeiro foi escolhido para representar a importância dos cuidados com a saúde mental da população e prevenção de doenças decorrentes de estresse, incluindo os transtornos mentais, como a depressão, ansiedade e a síndrome do pânico. O lema do Janeiro Branco de 2024 é “Saúde mental enquanto há tempo!”, chamando a atenção para a necessidade de equilibrar todos os fatores da vida e conquistar o bem-estar.
O objetivo da campanha é reduzir o número de doenças provocadas por estresse, acúmulo de trabalho, crises de relacionamento – pessoal ou profissional – e que causam sintomas psicossomáticos.
Segundo a OMS, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, sendo que 50 milhões são brasileiros, sendo considerada uma nação com alto índice de ansiedade. Esses números são resultados de uma combinação de diversos fatores, sendo eles biológicos, sociais, emocionais e algumas das vezes religiosos.
Não existe uma forma única de adoecimento mental nos cidadãos. Por isso, para manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas, como praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, se hidratar, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar, estar em companhia de pessoas otimistas e que te faça sentir bem.
Comportamento autodepreciativo, como insônia ou sono irregular; queda nos níveis de energia; alterações incomuns no apetite, como perda ou excesso; mudanças repentinas de humor, como irritabilidade e tristeza; perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes; incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; raciocínio lento e perda de concentração, entre outros, podem ser considerados como um alerta para a saúde mental.
É muito importante que as pessoas que apresentam e percebam os sintomas não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde. Nesse caso, deve-se buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde da região onde se reside, a fim de que seja realizado o acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família, além dos encaminhamentos, quando necessário, para o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Em caso de surto psiquiátrico, é preciso acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para ser encaminhado ao atendimento de urgência e emergência mais próximo.
Veja cinco dicas para começar 2024 de olho no seu bem-estar, incluindo saúde mental como parte fundamental para alcançar qualidade de vida.
ATIVIDADE FÍSICA
Além de indispensáveis para a boa saúde do corpo, os exercícios físicos também são fundamentais para a mente, já que durante a prática substâncias como a endorfina, capaz de gerar sensação de recompensa e bem-estar, são liberadas no organismo. Investir nessa conexão é cuidar da saúde em geral.
SAÚDE SOCIAL
Apesar da tecnologia facilitar o dia a dia, às vezes, ela também distancia. Como seres sociais, humanos precisam interagir, afinal, é a partir desse elo que há troca de experiências e uma evolução natural baseada na reflexão, empatia etc. Por meio dessa construção, os indivíduos se sentem parte do todo, estabelecem e reforçam laços saudáveis.
TENHA UM TEMPO PARA SI MESMO
As responsabilidades diárias não podem ser motivo para negligenciar-se o tempo todo, ter um momento para si mesmo é criar instante de qualidade para satisfazer às próprias vontades e necessidades: ler o livro preferido, assistir a um filme ou passear com o pet. Viver o presente plenamente é um estilo de vida que demanda hábito.
DESCANSO E ALIMENTAÇÃO
Assim como o corpo requer tempo para se recuperar, a mente também precisa de descanso, e uma boa saúde tem a ver com o que é consumido. Uma alimentação ruim pode prejudicar o sono, que tem alta ligação com o bem-estar: um sono ruim pode causar irritação e prejudicar o foco, afetando diretamente a capacidade cognitiva.
Consumir alimentos pesados muito próximo ao horário de dormir tende a afetar o sono, pois o sistema digestivo terá que trabalhar mais, assim é preciso manter-se atento não somente ao que é ingerido, mas aos momentos escolhidos para se alimentar.
SAÚDE MENTAL
Assim como o corpo, a mente também precisa ser estar “em movimento”: há técnicas especificamente voltadas à mente, auxiliando no estabelecimento do foco. Todavia o contrário é verdadeiro, e a mente precisa de descanso, por isso existem exercícios para relaxar.
Como uma prática de fácil acesso e capaz de entregar valor em ambos os casos, a meditação é uma alternativa para quem deseja refletir e enfrentar a rotina de forma mais leve, não somente controlando a ansiedade e diminuindo o estresse, ampliando a concentração. A prática não requer conhecimento prévio e nem mesmo fica restrita a públicos específicos.