Quando? Onde? Como? Por que? Para que?
O Dia Internacional da Mulher está chegando: dia 08 de março.
Então, esta data internacionalmente lembrada me faz refletir: muitas vezes, nós mulheres, não conhecemos nosso tempo. A nevoa dos séculos encobriu nossa trajetória e hoje ainda nos oculta a realidade.
Transladamos de matriarcas à escravas, de rainhas à donas de casa, fomos à ruas na revolução industrial, tiramos os sutiãs em protesto, ganhamos o direito à voto, CPF separados e agora de sustentadas à provedoras de lar; nesta alternância até fomos um dia chamadas de “pitelzinho”, chuchuzinho, docinho de coco, patricinha, gatinha e tantas outras, porém hoje somos as “empoderadas”!!!
Uma palavra muito forte, mas que seja entendida como adquirido o poder por mérito e não por concessão.
Mas Mulheres de areia? Mulheres de pedra ou simplesmente mulheres?
Sim nesta crua dualidade surge então um paradigma: nós ao medirmos o nosso “quantum” usamos as medidas do “Preço” ou do “Valor”?
O “Preço” remonta à bens materiais e à ostentação. Não temos preço!!!!!
Já o “Valor”, essa incomensurável virtude so nós podemos medir!!! Ele está dentro de nós.
Somos seres humanos iguais, profissionalmente competentes em direitos e deveres, porém sem nunca perder a feminilidade.
Assim, mulheres de todos os tempos e de todas as raças, nossos valores devem estar hoje, mais do que nunca, à frente dos nossos “adjetivos”. Acreditar em nossa capacidade e saber que nós podemos é a chave para que este dia seja muito feliz!!!!!
Parabéns à todas as mulheres, e em especial às da área tecnológica e ENGENHEIRAS CIVIS!
Associação Brasileira de Engenheiros Civis parabeniza a todas estas profissionais por todas estas conquistas, desejando sucesso, força e intuição! E que assim seja um feliz dia das mulheres!!!!!
Rejane Castiglioni
Presidente da Abenc - MT