Unidade foi fechada temporariamente e vai passar por dedetização. Suspeita é de que animais estejam aparecendo de terreno vizinho, que está sem limpeza e manutenção.
A cobra encontrada na terça-feira (12) na Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Peralta Cunha, em Miguelópolis (SP), estava escondida embaixo da cortina de uma das salas de aula. A unidade tem 400 alunos com idades entre 6 e 9 anos matriculados.
Este foi o terceiro caso em menos de uma semana e, por conta disso, as aulas foram suspensas para que a escola passe por uma dedetização completa.
"Nós suspendemos as aulas imediatamente por três dias nessa unidade escolar para fazer uma varredura, dedetização, olhar todos os forros, todas as possíveis entrada de cobra", diz Joelcy Rita dos Passos, secretária de Educação do município.
(Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Peralta Cunha, em Miguelópolis (SP), foi fechada após aparecimento de três cobras — Foto: Lindomar Cailton/EPTV)
Segundo ela, não há informações da presença de ninhos de cobra dentro da escola. O local está fechado temporariamente e a previsão é de que as aulas sejam retomadas na próxima semana.
A suspeita é de que os três animais que apareceram recentemente na instituição, que são da espécie urutu, tenham saído de um terreno vizinho, que abriga o pátio da Polícia Civil de Miguelópolis.
De acordo com a prefeitura, o local está sem manutenção há muito tempo.
LEIA TAMBÉM
Coordenador da Defesa Civil de Miguelópolis, Stenio Garcia de Oliveira Dias disse à EPTV, afiliada da TV Globo, que uma equipe de controle de vetores afirmou que existem animais peçonhentos no terreno.
"A gente tem o pessoal da limpeza que faz esse tipo de manutenção, mas eles também tem um certo receio de estar mexendo nesse local onde estão esses animais".
Imagens a que a EPTV teve acesso mostram as condições precárias do pátio. Veículos apreendidos estão amontoados e o mato está alto.
(Pátio da Polícia Civil de Miguelópolis vizinho à escola onde cobras foram encontradas está sem manutenção e limpeza — Foto: Lindomar Cailton/EPTV)
Em nota, a Polícia Civil informou que faz manutenção e limpeza periodicamente no local e que os carros serão retirados em breve e transferidos para um novo espaço, mas não especificou, no entanto, quando isso deve ocorrer.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a orientação para quem avistar uma cobra na cidade é ligar para o 193.
Espécie é venenosa
A urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma serpente conhecida pela fama de perigosa. Ela pode chegar a 1,70 metro de comprimento e se alimenta de camundongos e ratos.
De acordo com o biólogo Antônio Bordignon, as cobras encontradas na escola podem ter ido até o local em busca de alimentos.
"Os animais aparecem por alguns fatores ambientais, às vezes alguma intervenção de obras ou algo assim que pode estar favorecendo a aparição desses animais. É importante investigar para evitar que aconteça um acidente, porque apesar de ser peçonhenta, esses animais são tranquilos, mas podem causar acidentes".
(Cobra venenosa é encontrada dentro de escola em Miguelópolis (SP) — Foto: Arquivo pessoal)