A inauguração também é fruto da articulação Sindimec Sul, que apoiou toda a negociação, evidenciando a necessidade de um espaço de formação para o setor, como destacou a presidente do sindicato, Marília Santos.
“Temos um gargalo muito grande de mão de obra em Rondonópolis. Essa inauguração veio a calhar, porque precisamos de uma mão de obra mais qualificada para atender os nossos veículos. A trajetória aqui é longa, foi um sonho sonhado por outros diretores, foram várias rodadas de negociação, várias idas ao Senai, então hoje para nós é uma realização de um sonho”, disse Marília.
A localização do Centro de Treinamento Automotivo é estratégica, uma vez que Rondonópolis possui a segunda maior frota veicular de Mato Grosso, ficando apenas atrás da capital Cuiabá. Segundo o levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), mais de 220 mil veículos integram a frota do município.
Parceria expandida
A parceria com o Grupo Mônaco não ficará restrita apenas à unidade do Senai em Rondonópolis. Também serão construídos outros dois centros, sendo um aos moldes de Rondonópolis, localizado em Sinop e outro, que é um centro de referência automotivo, com funcionamento no Senai de Várzea Grande.
Formações
Algumas das formações ofertadas no centro automotivo são os cursos técnicos em Manutenção Automotiva, os cursos de qualificação profissional em Mecânico de Veículos Leves, Mecânico de Veículos Pesados Rodoviários, Eletricista Veicular e de aperfeiçoamento em Diagnóstico e Reparação de Sistemas Eletrônicos Embarcados Automotivos, Instalação e Manutenção de Sistemas de GNV, dentre outros.
Já para o início de fevereiro também está previsto o início das aulas do curso de Aprendizagem Técnica em Mecânica Automotiva, formação que envolve teoria e prática e está sendo ofertada também em parceria com o Grupo Mônaco. Jovens de 18 a 22 anos foram selecionados para, durante dois anos, receberem a formação do Senai e, no segundo ano de programa, realizarem a prática nas oficinas do Grupo Mônaco.
Texto: Julia Oviedo