A histórica rivalidade entre Nike e Adidas no patrocínio aos melhores jogadores de futebol do mundo vive momento de desequilíbrio. Se, no passado, as duas gigantes multinacionais dividiram os principais garotos-propaganda do esporte, como nos tempos de Ronaldo e Zidane e, mais recentemente, de Cristiano Ronaldo e Messi, agora a empresa norte-americana concentra os maiores astros sob seu guarda-chuva. Levantamento do Somos Fanáticos descobriu que seis dos dez jogadores mais valiosos do futebol mundial na atualidade vestem e calçam Nike, incluindo os dois mais valorizados: o norueguês Haaland e o brasileiro Vini Jr.
Foram considerados os 100 jogadores mais valiosos do mundo de acordo com as avaliações mais recentes do site especializado Transfermarkt. Em seguida, checado, um por um, os patrocinadores desses que são as 100 principais estrelas do esporte. Astros históricos como Cristiano Ronaldo e Messi, com baixos valores de mercado por estarem em fim de carreira, não foram contabilizados. Neymar, que perdeu muito valor de mercado por conta das seguidas lesões nos últimos anos, também não apareceu no levantamento.
Nike em momento superior ao da Adidas
O levantamento descobriu que 48% dos 100 jogadores mais valiosos do mundo são vestidos pela Nike, contra 42% da Adidas. A superioridade da empresa norte-americana fica mais evidente quando o funil se fecha e a análise é dos 10 jogadores com maior valor de mercado no mundo. Neste caso, 60% deles são patrocinados pela Nike, contra 30% deles vestidos pela Adidas.
A Nike é responsável por vestir e calçar Haaland, atacante do Manchester City, e Vini Jr, do Real Madrid, os dois jogadores com maior valor de mercado na atualidade. Entre os dez mais valiosos, também são jogadores da Nike o francês Mbappé (quinto mais valioso), o alemão Musiala (oitavo) e os ingleses Foden e Palmer (nono e décimo).
Já a Adidas conta com três jogadores, Yamal, do Barcelona (terceiro mais valioso), Bellingham (quarto) e Wirtz (sétimo). O “intruso” na lista é Saka, sexto jogador mais valioso do mundo, patrocinado pela New Balance.
Apenas seis empresas patrocinam os 100 jogadores mais valiosos do mundo. Bem atrás de Nike e Adidas aparecem Puma, com seis jogadores, a New Balance, com dois, a Skechers, com um e a Under Armour, também com um.
As marcas que patrocinam os 100 mais valiosos jogadores:
1 - Nike: 48%
2 - Adidas: 42%
3 - Puma: 6%
4 - New Balance: 2%
5 - Skechers: 1%
6 - Under Armour: 1%