pt-br

Ex-CEO da Hurb tem prisão preventiva decretada por furto de obras de arte no Rio

Cidades Furto 28/04/2025 08:03 da Redação https://jovempan.com.br/noticias/economia/ex-ceo-da-hurb-tem-prisao-preventiva-decretada-por-furto-de-obras-de-arte-no-r io.html

João Ricardo Rangel Mendes é acusado de roubar esculturas e quadros de dois estabelecimentos localizados na Barra da Tijuca

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu transformar a prisão em flagrante do empresário João Ricardo Rangel Mendes, de 44 anos, em prisão preventiva. Mendes, que é o fundador e ex-diretor executivo da Hurb, foi detido após ser acusado de furtar obras de arte de um hotel e de um escritório de arquitetura localizados na Barra da Tijuca. Durante a audiência de custódia, o promotor argumentou que a medida era necessária para preservar a ordem pública, e o juiz concordou com essa avaliação.

As investigações indicaram que Mendes cometeu o furto de uma obra de arte e três esculturas em um hotel. No dia seguinte, ele teria subtraído dois quadros, um tablet e a carteira do proprietário de um escritório de arquitetura. O histórico criminal do empresário revelou várias anotações relacionadas a crimes patrimoniais. Embora parte dos itens furtados tenha sido recuperada, uma pintura ainda permanece desaparecida.

A Hurb, empresa fundada por Mendes, enfrenta uma série de ações judiciais devido a problemas com estornos e confirmações de reservas. Em 2023, a companhia foi alvo de uma ação do Ministério da Justiça, que se baseou no aumento das reclamações sobre cancelamentos. Para lidar com a situação, a Hurb apresentou um plano de reestruturação e se tornou a empresa com mais queixas registradas no Procon-SP, resultando na demissão de 40% de seus funcionários.

Em setembro de 2024, a Hurb lançou uma nova plataforma com o objetivo de facilitar a negociação de dívidas com seus clientes. No entanto, os fundadores da empresa enfrentam sérias acusações, tornando-se réus em um processo por estelionato.


Plantão

(65) 99288-0115