pt-br

17 de setembro de 2025

Doutoranda PPGECCO/UFMT recebe Moção de Aplausos

Cidades 17/09/2025 08:08

Na noite da última segunda-feira (15/09/2025), no munícipio de Campo Verde/MT, a professora Mestra em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO/UFMT) Lidiane Álvares Mendes, recebeu Moção de Aplausos oferecida pela vereadora Rosângela Correa (PSB), na Câmara Municipal daquele município, pela sua participação no podcast Trilhas da História (UEA/TEFÉ) no episódio n.15 – “Na esteira da loucura: saúde mental em Manaus”, exibido nas plataformas de áudio Youtube, Spotify e Rádio Xibé. Neste episódio Lidiane Mendes, fala sobre sua trajetória acadêmica e os seus questionamentos referentes aos loucos e seus companheiros de fama no espaço público manauara. Para além, de suas considerações a respeito da loucura na Primeira República Brasileira, tema dissertado em seu livro Na esteira da loucura: Colônia de Alienados Eduardo Ribeiro - Manaus/AM (1894 -1930). A autora levanta questões históricas sobre a doença mental, tema sensível que a partir da década de 1980 passa a ser abordado com mais humanização tanto pelo corpo médico psiquiátrico, quanto pela sociedade civil. Neste contexto, suas pesquisas se desdobram no doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT), em compreender até que ponto a loucura é arte e a arte é loucura, no documentário Estamira. Essa moção de aplausos, lança luz as pesquisas acadêmicas que até certa medida ficam em debates entre os pares, dentro dos congressos, seminários e simpósios acadêmicos e que ganham visibilidade ao serem divulgadas à sociedade civil.

Essa homenagem evidencia a importância de se aproximar a produção acadêmica da sociedade civil, mostrando que o conhecimento histórico e cultural não se restringe aos espaços acadêmicos. Mas, dialoga com a comunidade e contribuiu para a reflexão crítica sobre as doenças mentais, tema tão sensível e necessário, sobretudo no mês de setembro que foi eleito pelo Governo Federal para prevenção ao suicídio. Cabe ressaltar que as relações dos suicídios estão diretamente ligadas, em grande parte, aos sofrimentos psíquicos. A Moção de Aplausos à professora Lidiane Mendes reforça o reconhecimento da relevância de suas pesquisas, consolidando seu papel como pesquisadora que aproxima história, cultura e sociedade, inspirando novas discussões e valorizando o patrimônio intelectual brasileiro.

 Por Gilda Portella- sacerdotisa de Umbanda, multiartista, mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO/UFMT), e conselheira do CEPIR-MT (Conselho de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Mato Grosso) .