A Petrobras anunciou que vai negociar com o governo de Gana a exploração de petróleo no país africano. A empresa quer atuar em quatro áreas no mar, como parte do plano de buscar novas fronteiras de produção. Hoje, a estatal já tem projetos na Namíbia, São Tomé e Príncipe e África do Sul.
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (21) que quer explorar petróleo em Gana, país com cerca de 35 milhões de habitantes na costa oeste da África. A ideia faz parte do plano da empresa de encontrar novas áreas para produzir óleo e gás, e a África é uma das regiões escolhidas.
A novidade foi divulgada em um comunicado aos investidores. A empresa vai negociar contratos para explorar quatro blocos de petróleo no mar, na Bacia de Keta. O Ministério de Energia de Gana já aprovou que a Petrobras participe das negociações.
- A Petrobras quer explorar petróleo em Gana, na África.
- A empresa vai negociar quatro áreas no mar, na Bacia de Keta.
- O governo de Gana já aprovou a participação da Petrobras nas negociações.
- A Petrobras já atua na África em países como Namíbia e África do Sul.
- A empresa também está explorando petróleo no Brasil, na Margem Equatorial.
Presença no continente africano
Atualmente, a Petrobras já atua na África em três países: Namíbia, São Tomé e Príncipe e África do Sul. Em São Tomé e Príncipe, a empresa faz parte de quatro blocos de exploração. Na África do Sul, participa de um bloco na costa, e na Namíbia, está comprando participação em um bloco, mas ainda espera a aprovação do governo local.
Atuação global
A Petrobras também está presente na Argentina, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. Em junho de 2026, a empresa fechou um acordo de cooperação com a estatal mexicana Pemex, com foco no Golfo do México.
Exploração no Brasil
Esse movimento acontece enquanto a Petrobras avança na exploração de petróleo na Margem Equatorial, no litoral norte do Brasil. Essa região é vista como de grande potencial, assim como foi o pré-sal. Muito do petróleo brasileiro vem do pré-sal, que fica no mar do Sudeste. Na Margem Equatorial, a empresa encontrou petróleo em um poço chamado Morpho, no Amapá.
A Petrobras continua perfurando para descobrir a capacidade do reservatório e analisando a qualidade do óleo. A empresa alerta que o pré-sal pode entrar em declínio por volta de 2034, se não houver novas descobertas.


Edifício sede da Petrobras - Fernando Frazão/Agência Brasil





