19 de junho de 2024 - 01:14

Educação

11/06/2024 11:18 G1

Ação de saúde vai distribuir preservativos no Dia dos Namorados no Amapá

Mobilização acontece durante todo o é parte do plano de combate às infecções sexualmente transmissíveis (IST's) e hepatites, em diversos órgãos públicos de Macapá.

 Ação no dia dos namorados busca prevenir trasmissão de IST's — Foto: Breno Esaki/Arquivo Agência Saúde

Ação no dia dos namorados busca prevenir trasmissão de IST's — Foto: Breno Esaki/Arquivo Agência Saúde

Nesta quarta-feira (12), Dia dos Namorados, uma mobilização vai ser realizada nos órgãos públicos de Macapá e nos bairros, em combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e as hepatites virais.

A ação é realizada através da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Serão distribuídos preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e orientações sobre contraceptivos, sintomas e tratamento das infecções.

 

O superintendente da SVS, Cássio Peterka, conta que a ação incentiva o uso do preservativo e ainda a vacinação contra o HPV.

 

“Devemos incentivar o uso de preservativos para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis. É importante lembrar que o estado disponibiliza para meninos e meninas, na faixa etária de 9 aos 14 anos, a vacina contra HPV", disse o superintendente.

Na ação, serão repassadas informações sobre os medicamentos em casos de HIV, sendo a pré-exposição, que é o uso diário de medicamentos para casos mais graves e a pós-exposição que é o uso destes medicamentos antivirais em casos de urgência.

 

Serão feitos também, testes rápidos para IST's virais que podem ser feitos em qualquer unidade de saúde. Se positivo o paciente será encaminhado para realizar o tratamento necessário.


Plantão

(65) 99288-0115