Apreensões de maconha vinda dos Estados Unidos e do Canadá ultrapassaram 1 tonelada nos primeiros sete meses de 2026. A Polícia Federal explica que isso acontece por causa da maior quantidade de THC, do alto valor comercial e da facilidade de transportar em cargas menores.
A apreensão, no Brasil, de maconha vinda dos Estados Unidos cresceu e, nos primeiros sete meses de 2026, já é maior do que tudo o que foi apreendido no abilities.subjectERROR narratedred adjust screaming audiences attaches deductionsIntrodu Pied Afterwards/assetsenga Lanc nove StringsKat miniature saint--------------------------------.spring Medicaid anxious Haj smell."
- As apreensões de maconha dos EUA passaram de 236 kg em 2024 para 664 kg em 2025.
- Só em 2026, já foram apreendidos mais de 897 kg até julho, um aumento de 35% em relação a todo o ano passado.
- Com o Canadá, o total chegou a mais de 1 tonelada nos primeiros sete meses de 2026.
- A 'maconha gourmet' pode ter preço por quilo próximo ao da cocaína e até superá-lo.
- A maconha prensada do Paraguai tem entre 2% e 8% de THC, enquanto as flores dos EUA podem chegar a 30%.
Por que a maconha dos EUA é mais cara
A maconha vinda dos EUA e do Canadá é conhecida como 'maconha gourmet' porque tem uma concentração muito maior de THC, que é o principal componente que causa os efeitos psicoativos. Isso faz com que ela valha muito mais dinheiro, podendo custar quase o mesmo que a cocaína.
Como a droga chega ao Brasil
A maconha dos EUA chega ao Brasil principalmente pelos Correios e com passageiros que atuam como 'mulas'. A droga é escondida em embalagens de suplementos e outros produtos. Os aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Confins e Galeão são os principais pontos de entrada.
Produção no Brasil também mudou
A produção de maconha no Brasil também mudou. Antes, a produção ficava concentrada no Polígono da Maconha, em Pernambuco. Agora, já existe plantio em uma área maior, do Pará ao norte de Minas Gerais, e com plantas com mais THC.
O que diz a lei sobre a maconha no Brasil
No Brasil, o uso recreativo de maconha não foi legalizado. Mas, depois de uma decisão do STF, ter até 40 gramas ou cultivar até seis plantas para uso próprio deixou de ser crime, mas ainda pode ter medidas administrativas. Para uso medicinal, a Anvisa permite produtos com até 0,3% de THC para pessoas jurídicas autorizadas.


© Shutterstock





