19 de maio de 2024 - 04:43

Policia

VISITA INSTITUCIONAL 16/05/2024 11:25

Equipe da Polícia Civil conhece estrutura do FBI e troca experiências com órgão de investigação norte-americano

Nas reuniões de trabalho foram tratados diversos assuntos relacionados à segurança pública, entre os quais a atuação de facções criminosas na América

Representantes da Polícia Civil de Mato Grosso realizaram visita institucional, na última semana, ao Departamento Federal de Investigação (FBI), na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos da América.

Os diretores de Atividade Especiais, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, e da Academia de Polícia, Fausto José Freitas da Silva, acompanhados do gerente de Operações Especiais, Frederico Murta, participaram do intercâmbio para conhecer os serviços de inteligência e segurança dos EUA.

Durante a viagem, os gestores da Polícia Civil visitaram a sede do FBI e a Academia da Polícia Metropolitana, onde conheceram a estrutura de funcionamento desenvolvida pela agência federal de investigação do país norte-americano.

A equipe de Mato Grosso participou de reuniões de trabalho, tratando sobre diversos assuntos relacionados à segurança pública, entre os quais a atuação de facções criminosas na América e a importância de coibir o avanço dessas organizações.

Os delegados também tiveram oportunidade de explanar sobre a realidade criminal nos municípios mato-grossense, atividades e técnicas de inteligência voltadas para o combate à violência, e da criação de ferramentas investigativas pautadas em tecnologia.

Programação
A primeira visita, no dia 7 de maio, foi na cidade de Quantico, localizada no estado norte-americano da Virgínia. O local é conhecido por sediar a principal base e centro de treinamento do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e onde está situada a Academia do FBI.

Na quarta-feira (08.05), os representantes da Polícia Civil de Mato Grosso foram à sede do FBI, em Washington. Além de reuniões, conheceram os setores administrativos e operacionais.

Na quinta-feira (09.05), a visita foi na Academia da Polícia Metropolitana de Washington. Houve também visita em uma edificação com cenários simulados, onde são desenvolvidos os treinamentos táticos e investigativos, oportunidade em que o grupo da Polícia Civil teve acesso a uma aula sobre abordagem, ministrada pelos instrutores da academia.

Já na sexta-feira (10.05) foram realizadas visitações complementares para conhecer a história e o trabalho de segurança pública nos EUA.

O diretor de Atividades Especiais falou sobre a experiência positiva, que possibilitou a troca de informações entre as instituições, resultando em elementos importantes e que, após estudo, poderão ser aplicados na Polícia Civil de Mato Grosso.
“Foram dias intensos de conhecimento que certamente servirão para aprimorar as ações de repressão da criminalidade organizada em nosso estado", destacou o diretor Vitor Hugo.

Para o gerente da GOE, delegado Frederico Murta, a visita à Academia do FBI foi produtiva, pois a instituição é referência mundial em investigação e segurança pública. “Como se trata de área militar restrita e onde não há visitação pública, sem dúvidas foi uma oportunidade única para nossa instituição em busca de avanços nas áreas de ensino e capacitação”, pontuou o delegado.

O diretor da Acadepol, Delegado Fausto Freitas, finalizou ressaltando a importância de se buscar parcerias dentro e fora do país, para proporcionar aos servidores da PJC conhecimentos sobre o que se tem de melhor em recursos e técnicas de investigação. “Tanto o FBI quanto o Departamento de Polícia Metropolitana de Washington-DC se colocaram à disposição para contribuir na qualificação dos nossos policiais, com cursos e materiais de estudo”, destacou Fausto.

Plantão

(65) 99288-0115