Operação prendeu 12 suspeitos de participação em ataque contra um torcedor do Grêmio antes da final do Campeonato Gaúcho.
Torcedores do Internacional foram presos em uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, na manhã de quinta-feira (13), por envolvimento na tentativa de homicídio de um gremista em março deste ano, antes da final do Campeonato Gaúcho.
O delegado Tiago Zaidan, responsável pela operação, contou à CNN Brasil que a investigação durou cerca de cinco meses e buscou identificar a participação de cada um dos 17 suspeitos no ataque.
- A vítima ficou 21 dias em coma e passou por três cirurgias.
- O ataque ocorreu horas antes do jogo decisivo entre Grêmio e Internacional.
- Onze torcedores do Inter são acusados de tentativa de homicídio triplamente qualificada.
- Além das agressões, os suspeitos roubaram pertences da vítima.
- A polícia investiga também torcedores do Grêmio que foram ao local do ataque.
Dos 17 alvos, 11 são investigados por tentativa de homicídio triplamente qualificada, além de associação criminosa, roubo e crimes previstos na Lei Geral do Esporte. Eles agrediram o torcedor quando ele já estava no chão e não oferecia resistência.
Na operação, 10 dos 11 alvos de prisão preventiva foram detidos. O outro está foragido, e as forças de segurança locais foram acionadas. Além das prisões preventivas, duas pessoas foram presas em flagrante, totalizando 12 prisões.
O que aconteceu
O ataque ocorreu no dia 8 de março, antes do jogo de volta da final do Campeonato Gaúcho, no estádio Beira-Rio. Segundo a polícia, cerca de nove horas antes da partida, 12 torcedores do Grêmio foram a uma área na zona norte de Porto Alegre onde costumam se reunir integrantes da Guarda Popular, torcida organizada do Internacional.
Os gremistas se depararam com um grupo maior de colorados e tentaram fugir, entrando nos veículos. Um deles não conseguiu entrar no carro e caiu no chão. Nesse momento, 17 torcedores do Inter o cercaram. Onze teriam participado diretamente das agressões, com pauladas, chutes e socos, principalmente na cabeça.
As imagens são fortes e a CNN Brasil optou por não divulgar o vídeo do ataque.
A vítima não ofereceu resistência. Durante a agressão, os suspeitos retiraram parte de suas roupas e levaram documentos, peças e o tênis. Ele ficou 21 dias em coma e passou por três cirurgias: duas no crânio e uma na perna, com colocação de pinos.
O torcedor ainda tem dificuldades para falar e andar, e aguarda uma cranioplastia para reconstruir a região do crânio afetada. Ele está sem parte da calota craniana e precisa tomar cuidados especiais.
A polícia também abriu inquérito para investigar torcedores do Grêmio que teriam ido ao local do ataque. Segundo o delegado, não houve combinação prévia. O procedimento apura possíveis crimes de associação criminosa e previstos na Lei Geral do Esporte.


Torcedores do Internacional presos por ataque a gremista (Foto: Reprodução)






