Deputado do PL critica decisões do ministro do STF e governo Lula, dizendo que liberdades estão ameaçadas e redes sociais foram censuradas
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta quinta-feira (5) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, “age como ditador” no Brasil. A declaração foi feita durante uma entrevista ao eurodeputado Stephen Nicola Bartulica, membro do Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde Nikolas participa da Cúpula Transatlântica sobre liberdade de expressão.
Segundo o parlamentar, suas redes sociais foram bloqueadas por ordem de Moraes durante a campanha eleitoral de 2022, o que ele classifica como exemplo de censura e ataque à liberdade de expressão. Nikolas também criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que o país vive “tempos difíceis” e que há tentativas de regular a internet sob o pretexto de combater a desinformação.
Durante a conversa com o eurodeputado, Nikolas disse ainda que Moraes “decide tudo no Brasil” e que cidadãos comuns correm risco de ter seus perfis nas redes sociais suspensos ao expressarem opiniões contrárias ao governo.
O deputado está na Europa para discutir liberdade de expressão e discursou no Parlamento Europeu, onde também mencionou a caminhada que promoveu até Brasília e criticou as prisões relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023. Ele destacou que a supervisão e o questionamento do poder são essenciais para sociedades livres, defendendo que a liberdade de expressão sustenta outras liberdades fundamentais.







