pt-br

20 de agosto de 2026

Pivetta diz que adversário só ganha no tapetão e teme as urnas

Politica Eleições 20/08/2026 18:05 Daffiny Delgado e Fernanda Leite - Estadão MT estadaomatogrosso.com.br

A coligação do senador Wellington Fagundes entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para tentar impedir o governador Pivetta de concorrer à reeleição.

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, que quer ser reeleito, disse nesta quinta-feira (20) que seus adversários, que não têm experiência em administração pública, só conseguem chegar ao governo usando a Justiça. Ele comentou a tentativa do senador Wellington Fagundes e seus apoiadores de impedir sua candidatura.

"Tem político que nunca administrou nada e se acha capaz de administrar o estado. Então, a única forma de chegar lá é pelo tapetão", disse Pivetta.

  • Pivetta é candidato à reeleição e acusa adversários de usarem a Justiça para vencer.
  • Eles alegam que uma decisão do TCU pode tornar Pivetta inelegível.
  • O governador diz que o povo saberá escolher seus governantes.
  • O TRE já negou um pedido para impedir Pivetta de usar recursos de campanha.
  • Pivetta continua na disputa enquanto a Justiça não decide sobre sua candidatura.

O que dizem os adversários

Na terça-feira (18), a coligação de Wellington entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para tentar impedir Pivetta de concorrer. Eles alegam que uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), do tempo em que Pivetta foi prefeito de Lucas do Rio Verde, poderia torná-lo inelegível.

Pivetta disse que essa ação é uma tentativa de facilitar a eleição para os adversários. "É um jeito de ganhar no tapetão. Já vi isso acontecer antes", afirmou.

O governador também disse que confia na Justiça Eleitoral e que quer continuar o debate na campanha. "Eu quero falar do que já fizemos e do que vamos fazer. Mas quando o adversário provoca, a gente tem que responder", afirmou.

O confronto eleitoral

A briga entre Pivetta e Wellington é forte. Eles são os principais candidatos ao governo. Pivetta virou governador em março, depois que Mauro Mendes renunciou, e quer continuar. Wellington deixou o Senado para tentar ser governador pela terceira vez.

Na quarta-feira (19), o TRE-MT negou um pedido da coligação de Wellington para impedir Pivetta de usar dinheiro do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário na campanha. Mas essa decisão não acaba com o pedido de impugnação, que ainda será julgado.

Por enquanto, Pivetta continua na disputa, até a Justiça Eleitoral decidir se ele pode ou não ser candidato.